O "Coletivo de Rádio Potência Mental" existe desde 2006 quando um grupo de residentes em Saúde Mental do Ministério da Saúde (POA), de funcionários e moradores do SRT Morada São Pedro e do SRT Morada Viamão e usuários de serviços da rede substitutiva de POA iniciam uma intervenção na Rádio Comunitária Lomba do Pinheiro (FM 87.9).
O programa era apresentado ao vivo quinzenalmente, com planejamento prévio do grupo e com supervisão da profissional Rose Mayer. Esta experiência foi inspirada pelos trabalhos da Rádio La Colifata (Buenos Aires, Argentina) e Nikosia (Barcelona, Espanha).
Em 2007, o Coletivo Potência Mental não produziu programas, mas seguiu discutindo esta questão com intervenções, tais como Mental Tchê (Rádio A Voz do Poste) e no Encontro Mundial de Rádios na Saúde Mental (Buenos Aires). A experiência na Rádio da Lomba do Pinheiro fundou um lugar para a discussão da Saúde Mental naquela comunidade, de forma que, mesmo sem a permanência de todo o Coletivo, o espaço se manteve aberto para o programa, sendo então sustentado por trabalhadores e usuários do SRT Morada São Pedro.
Neste ano de 2008, o Coletivo recebe novos atores e de outras áreas, enriquecendo o grupo e estuda outras propostas e intervenções, além dos programas de rádio.
O grupo é aberto e tem como objetivo criar um canal alternativo de expressão e discussão com a sociedade sobre a questão da saúde mental, e entende que a comunicação se configura como um dispositivo estratégico no processo da Reforma Psiquiátrica.
"Se o rádio não toca a música que você quer ouvir, é muito simples, é muito simples: é só mudar de estação, é só girar o botão" (Raul Seixas)
segunda-feira, 19 de maio de 2008
Coletivo de Rádio Potência Mental - Texto Banner
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário